quarta-feira, 19 de agosto de 2009

.:: Saudades, papai ::.

.:: Saudades, papai ::.



Final de tarde, ainda com os tênis e farda azuis , mal havia chegado da escola.Ligava a televisão e sentia o cheiro de biscoitos wafer que vinha da minha lancheira, aqueles que haviam sobrado da hora do recreio.Ouvia passos fortes e uma voz rouca e grave . Chegara meu herói e nas suas mãos sempre havia um pacote amarrado com barbante e embrulhado em papel branco onde estava escrito “Karblen”. Ele nunca esquecia das nossas guloseimas : bem-casados , brigadeiros , tortas de chocolate. Era uma festa .Eu gostava mesmo de quando ele cheirava meus cabelos, quando me chamava de “Jutinha de papai”.De ir comprar o material escolar na livraria do Mec no começo do ano letivo, de sentir o aroma de papel novo e escrever meu nome, turno e turma em cada um dos cadernos e agendas . De quando ele nos levava para comer pizza e brincar no shopping center. Tudo era cheio de magia, só ele sabia exatamente o que eu podia querer a qualquer momento. Parecia ter meu manual de instruções . Sabia dar bronca e exigir que fôssemos os melhores alunos da classe. Cobrava “muito obrigados” e “por favores” mais do que qualquer outra pessoa . Ele é o homem mais inteligente que já pude conhecer , meu maior ídolo. Eu adorava estragar os seus cigarros, arrancar-lhes os filtros e desmanchar o papel que envolvia o conteúdo. É que minhas mãos ficavam com o perfume dele misturado ao odor dos malditos cigarros. Acho que não conseguia entender o que era saudade até alguns anos atrás. Meu pai se foi e levou consigo a minha inocência , infância, adolescência, grande parte da felicidade e dos meus sonhos. Deixou-me seus valores como herança : me ensinou a não desejar mal aos outros, a não invejar , a honrar compromissos , pagar dívidas , respeitar os mais velhos , ajudar quem precisa. Para mim, ele era capaz de resolver qualquer problema da humanidade e sabia a resposta de qualquer questão, por mais complexa que pudesse ser . Só ele , mais ninguém. E , mesmo assim, nos deixou , tão cheios de perguntas sem respostas, de problemas sem solução. Ainda hoje, quando me vejo em apuros peço pra que ele me dê uma luz, para que me diga por onde devo seguir. É que eu nunca aprendi a caminhar sozinha, sem seus braços sobre os meus ombros , como costumava fazer.

13 comentários:

  1. Sensível, delicado e comovente - e seu texto é muito bom.

    Além disso, é totalmente provável que seu pai, mesmo não vivendo mais nesta dimensão, possa, vez por outra, continuar lhe ajudando no que for preciso. ;)

    www.ocolecionadordehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não pude deixar de me emocionar e chorar quando li seu texto, meu amor.Seu pai , não tenho dúvida , sempre estará ao seu lado e está também em você.Você é uma pessoa em que os valores que o texto declara se demonstram belamente.Te amo Juju, você é a sensibilidade em pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Fábio, obrigada por passar por aqui, acredito muito nisso que você escreveu.Estou certa de que meu pai continuará sendo meu guia, pois vive em meu coração.
    Thiago, obrigada, meu amor.Também chorei bastante e precisei parar de escrever uma série de vezes para me recompor. Arranquei as palavras desse texto de dentro do coração.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. hola julianaaaaaaa!!!!!!!!

    no te puedo leer, ya sabés que no entiendo el portugués pero nada nada.

    soy el ostin. beso.

    ResponderExcluir
  5. jajajaja... No te hagas drama, igual te agradezco x pasarte :) La intención es lo que vale. Besos!

    ResponderExcluir
  6. Ju querida,
    Já dei umas voltas por aqui antes e tive a grata surpresa de conhecer a Juliana poeta. Como gosto muito de poesias, claro, nao foi diferente com as suas... chegaram até mim.

    Sempre é muito bom e importante, mas creio que nestes nossos anos difíceis ainda mais, exponer algo que seja positivo ou ainda que sirva para expurgar males (mas expurgar). E se isso vem através de sensibilidade, de arte, de boa e saudável leitura, estamos bem... quem manifesta e quem é tocado.

    Gosto das crönicas, rsss mas me prendo nas poesias.


    Bjs e sorte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ô,Fabio, obrigada, meu querido!

    Volte sempre!

    Beijo enorme :)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Juliana, como você está? Ainda gosta de 'Estopa'?

    As vezes não importa em que condições, circunstancias e situações, simplesmente conhecemos alguem e nunca conseguimos esquecer esse tal alguem. Mesmo que tenha sido somente por uma rede imensa que liga milhoes de pessoas e as faz sentir como se estivessem logo ali ao lado.. Engraçado não é?

    Eu mesmo não faço a minima ideia dos seus sentimentos ao lembrar de mim, se é que se lembra.
    Admito que pra mim, aqueles momentos foram eternos enquanto duraram, admito tambem que, uma amiga como você, poucos tem sorte de ter.

    Hoje me arrependo de palavras que falei erroneamente no calor do momento. E gostaria de mudar muitas coisas se tivesse a oportunidade de voltar atras. Coisas essas que não envolvem somente a você ou nossa 'pessoa de ligação' (Pzinha..Ah como sinto tanta falta...) e sim a tantas outras pessoas nas quais não agi como deveria ter agido.

    Hoje, só hoje, percebo alguns de meus erros e sinceramente minha querida amiga, se é que ainda posso chama-la assim, percebo as besteiras que cometi. E por isso com toda sinceridade que eu possa ter, peço desculpas a você. Não espero que aceite ou entenda, só espero que saiba que você foi uma das mais importantes pessoas da minha vida e sempre será. (Gostaria de ressaltar que não há exagero algum em tais palavras, somente "toda sinceridade que eu possa ter".

    Abraços de alguem que nunca esquecerá de você.



    FORTALEZA, CEARÁ.

    ResponderExcluir
  9. Ray,

    Claro que lembro de você e continuo gostando de Estopa. Ainda gosta da Tarja como antes? Não guardo nenhuma mágoa, ao contrário disto , sinto saudades da amizade que tínhamos.Era tão sincera e divertida...Éramos praticamente confidentes.
    Posso jurar que não consigo lembrar de quaisquer palavras negativas , minha memória selecionou apenas os bons momentos que passamos. Na vida nem sempre agimos da melhor maneira e ainda quando pensamos que sim , somos submetidos ao olhar do outro que pode ou não enxergar sob a nossa ótica.
    Fiquei feliz e ao mesmo tempo desapontada por não encontrar no recado que me deixou nenhuma forma de voltar a ter contato com você, não tenho seu endereço de e-mail e nem tampoco perfil no orkut adicionado ao meu. Se puder, adiciona meu MSN jmangabeira1985@hotmail.com , assim conversamos mais um pouco.

    Um grande abraço e beijo no coração.

    ResponderExcluir
  10. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG
    MOSCAS NA CASA



    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    JULIANA MANGABEIRA



    jose
    ramon...

    ResponderExcluir
  11. Gracias por pasarte, Jose Ramon...
    ¡Qué seas bienvenido!
    Bueno, que sepas que estoy siguiendo tu blog, que lo tenés muy bien porque actualizas a menudo y las entradas están muy bien hechas.
    Te mando un beso!

    ResponderExcluir
  12. Juliana,
    Que lindo!
    Emocionante! Foi difícil terminar o texto, vez que muito lembrei da figura de meu pai querido.
    É uma pena que as pessoas a quem amamos nem sempre dão conta da grande importância delas em nossa vida. Ou talvez nós mesmos não saibamos demonstrar esse sentimento.
    Beijos, poetisa.

    ResponderExcluir
  13. Fez lembrar das minhas lembrancas kkk... Muito bonito Jule como falei deixou mais que saudades deixou valores o que por si so ja e uma raridade no mundo da gente, alguem que deixe valores. Continue sempre.

    ResponderExcluir