segunda-feira, 27 de abril de 2009

.:: O dulçor amargo da vitória que não é tua ::.



A alegria do outro te machuca . A vitória dele apedreja teu ego. O simples fato de que conseguiu fazer o que tu não fostes capaz de fazer, destrói o pouco amor próprio que habitava teu ser . Como é doloroso o sorriso satisfeito do teu companheiro.Ele crava espinhos no teu coração quando comemora o próprio sucesso.
Todo esse conjunto de sensações acima descritas pode resumir-se em uma só palavra : inveja.
O desgosto pelo bem alheio é mais comum do que se pode imaginar. Acredito que este é um dos mais feios sentimentos humanos . Como pode ser possível que o bem-estar do semelhante cause desassossego? Parece não fazer sentido , seria cômico se não fosse trágico .
Quem já não foi alvo do olhar ressentido de um amigo , colega , familiar ou seja lá quem for , quando merecia um abraço de felicitação ? A maioria dos que estão lendo este texto agora seguramente já passou por isso. Talvez até desempenhando o papel de vilão em dita “cena” cotidiana , pois nem sempre na vida emana-se coisas positivas . É tão mais saudável inspirar-se no que o outro tem de bom ao invés de sentir-se mal por não possuir suas qualidades, concordam ? É muito mais lucrativo , faz crescer como pessoa . Existe um conhecido ditado que diz que devemos aprender com os nossos próprios erros, então, por que não também com os acertos dos demais ?
Muitas amizades e relacionamentos amorosos desmoronam por conta da falta de humildade da maioria das pessoas que resulta na incapacidade de tomar o outro como exemplo , referência para vencer. Numa batalha os perdedores são tão importantes quanto os vencedores já que sem aqueles , estes não teriam razão de existência .

Nenhum comentário:

Postar um comentário